BSCon - Business Solution Consulting


Serviços Gerenciados

Serviços Gerenciados é a decisão estratégica de transferir uma parte (ou o todo) de seus recursos a um prestador do serviço especializado, para focar e se dedicar ao seu negócio fim.
Através dos Serviços Gerenciados, uma empresa transfere atividades importantes e de alto custo a um fornecedor capaz de prover mais qualidade de forma mais eficiente e com menor custo, permitindo a empresa dedicar os seus recursos humanos e financeiros para áreas mais críticas de seu negócio.

Porque a BSCon ?

Além de prover serviços de adequação de ambientes segundo as disciplinas do ITIL, a BSCon oferece a terceirização dos serviços de TIC de sua empresa.

Em nossa metodologia, as disciplinas do ITIL são agrupadas em 5 grandes blocos operacionais que se complementam e partilham os recursos de forma a maximizar os resultados e minimizar os custos. São eles:

  • Planejamento e Gestão
  • Implantação
  • Serviços de Suporte
  • Monitoração
  • Operação

Veja a seguir suas atividades e atribuições:

Planejamento e Gestão

Nesta célula operacional encontra-se a liderança de todos os processos dos Serviços Gerenciados, baseados em planejamento criterioso, estabelecimento de metas para as células operacionais, monitoração sistemática dos resultados obtidos, identificação e ajustes de desvios e adequação eventual de metas vis a vis influências externas ou mudança de cenários.
A principal metodologia utilizada nesta célula é o PDCA: Planejar, Desenvolver, Controlar e Agir, mas está fundamentada nas melhores práticas oferecidas pelo ITIL nos seguintes capítulos:

  • Elaboração da Estratégia de Serviços
  • Gerenciamento de Portfólio de Serviço
  • Gerenciamento do Catálogo de Serviço
  • Relacionamento com Grupo de Usuários
  • Gerenciamento da Demanda
  • Gerenciamento dos Níveis de Serviço
  • Gerenciamento dos Recursos Humanos
  • Gerenciamento de Fornecedores
  • Gerenciamento Financeiro
  • Medição de Serviço
  • Melhoria Contínua de Serviço
  • Relatório de Serviços

Implantação

Os “Serviços de Implantação” englobam todas as atividades que permitem o perfeito funcionamento dos equipamentos. Aqui se aplicam as recomendações do capítulo "Transição de Serviço" do ITIL.

  • Gerenciamento da Configuração
  • Manutenção e atualização do CMDB
  • Gerenciamento de Liberação
  • Gerenciamento de Mudança
  • Gerenciamento do Conhecimento
  • Gerenciamento de Inventário
  • Suporte da Transição
  • Serviços de Site Survey
  • Plano de Projeto
  • Pré-configuração e testes
  • Instalação / Desinstalação Física
  • Validação dos Serviços
  • Testes e Aceitação

 
(Clique para ampliar)

Serviços de Suporte

Os “Serviços de Suporte” contém as atividades necessárias a identificar e solucionar incidentes e problemas, além de esclarecer as dúvidas dos usuários. Trata da Operação dos Serviços e tem como objetivo entregar os níveis de serviço acordados com os usuários e clientes e ainda garantir a continuidade dos serviços fornecidos pelas aplicações, tecnologia e infraestrutura.

  • Service Desk
  • Gerenciamento de Eventos
  • Gerenciamento de Incidente
  • Gerenciamento de Problema
  • Análise e diagnóstico
  • Suporte Nível 1 e Nível 2
  • Suporte ao uso de produtos
  • Operações de Campo – field services
  • Escalada para o fabricante - Nível 3
  • Gestão de sobressalentes
  • Suporte a Software

 
(Clique para ampliar)

Monitoração

Acompanhamento do desempenho de equipamentos e aplicações no ambiente do Cliente se antecipando a falhas e problemas potenciais.
A monitoração não apenas complementa os Serviços de Suporte pela detecção de incidentes, mas acompanha o desempenho das aplicações e da infraestrutura, detectando tendências, proporcionando uma visão do comportamento do ambiente e propondo ações de melhoria contínua.

  • Gerenciamento de Falhas
  • Abertura de Incidentes
  • Gerenciamento da Capacidade
  • Gerenciamento da Disponibilidade
  • Gerenciamento da Continuidade
  • Segurança da Informação
  • Gerenciamento de Acesso
  • Gerenciamento de Desempenho
  • Gerenciamento de Aplicações
  • N.O.C. – Network Operation Center
  • S.O.C. – Security Operation Center

 
(Clique para ampliar)

Operação

Operar um ambiente de Informática garantindo a disponibilidade e a continuidade dos serviços. É o gerenciamento e execução das rotinas de operação do ambiente de TIC.

  • Planejamento e controle
  • Automação da produção
  • Scheduling
  • Controle das consoles
  • Operação do ambiente de produção
  • Operação do ambiente de contingência
  • Rotinas de segurança
  • Rotinas de backup
  • Rotinas de acesso

 
(Clique para ampliar)

Fale Conosco
 
Código de Ética Política de Privacidade