Existem inúmeras alternativas de ferramentas para apoiar os processos e ajudar os níveis gerenciais e executivos a
atingirem seus objetivos, desde aumentar receitas, reduzir custos, inovar, controlar o negócio, melhorar a qualidade
e até mesmo apoiar o ciclo de planejamento.
A pergunta de 1 milhão é "Quais ferramentas devo aplicar ao meu negócio"?
Não existe uma resposta correta e completa para esta pergunta, mas há uma série de fatores que podem apoiar o processo de decisão:
- Nenhuma ferramenta é abrangente o suficiente para cobrir todas as necessidades do negócio;
- Nenhuma ferramenta soluciona problemas - apenas apoiam a gestão e o processo decisório;
- Os tomadores de decisão atingem melhores resultados quando consideram ferramentas apenas como apoio da decisão;
- A decisão sobre ferramentas deve ter como base a direção estratégica do negócio;
- As ferramentas de gestão são efetivas quando se integram na organização criando uma visão holística do negócio;
- Toda ferramenta tem vantagens e desvantagens;
- Qualquer ferramenta precisa ser adaptada para o seu negócio - o negócio não deve se adaptar à ferramenta tipo "plug & play";
- Ao adaptar a ferramneta o vetor principal é o conjunto de processos da empresa;
- Mudanças frequentes de ferramentas acabam por comprometer mais do que agregar benefícios;
- Novas ferramentas demandam treinamento e adaptação da equipe - considere MoC (Management of Change).
Um modelo de governança corporativa de sucesso deve conter ferramentas de apoio à decisão e entre elas devem estar:
- Painel de Controle - Balanced Scorecard
- Identificar os indicadores de desempenho que fazem a conexão entre a visão de negócios e os resultados;
- Estabelecer objetivos e metas (de curto, e longo prazo), desenvolvendo indicadores efetivos e métricas padronizadas;
- Assegurar que todos da empresa entendem e aceitam as métricas desenvolvidas;
- Criar mecanismos apropriados para acompanhamento de resultados, comunicação e recompensas.
- Bechmarking
- Identificar um produto, serviço ou processo para comparação;
- Identificar as métricas de desempenho que serão avaliadas;
- Escolher as empresas que serão estudadas;
- Coletar dados de desempenho e práticas disponíveis sobre o concorrente - produto e empresa;
- Efetuar as análises comparativas;
- Adaptar e incorporar as melhores práticas observadas.
- Planejamento de Recurso Corporativo - ERP
Integra os dados e processos de uma organização em um único sistema sob a perspectiva funcional e sistêmica.
• Perspectiva funcional: sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc.
• Perspectiva sistêmica sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc
- CRM - Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente
- Defina os pontos que têm impacto na satisfação e fidelização do cliente;
- Defina uma estratégia de crescimento: "market-share" ou "wallet-share";
- Avalie quais informações um CRM pode fornecer para apoiar os pontos anteriores;
- Selecione a plataforma tecnológica correta;
- Identifique a relação custo/benefício que o CRM pode trazer;
- Implemente um programa de incentivo para encorajar o uso da ferramenta;
- Implemente um modelo de medição que demonstre a melhoria da rentabilidade.
- Gerenciamento da Qualidade
- Aumentar a produtividade;
- Diminuir custos de retrabalho;
- Melhorar o desempenho do produto;
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- Reduzir o ciclo desde a produção até o consumidor;
- Minimizar problemas de serviço ao cliente;
- Aumentar a vantagem competitiva.
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- Governança de TIC
- Service Desk;
- Monitoração;
- Scheduling;
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- Alocação de Recursos;
- Segurança;
- Banco de Dados;
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- Office;
- Messaging;
- Desenvolvimento;
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- Ferramentas específicas do negócio:
- Finanças; Comércio;
- PCP; Bancos; etc..
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