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Nossa Metodologia - Ferramentas

Existem inúmeras alternativas de ferramentas para apoiar os processos e ajudar os níveis gerenciais e executivos a atingirem seus objetivos, desde aumentar receitas, reduzir custos, inovar, controlar o negócio, melhorar a qualidade e até mesmo apoiar o ciclo de planejamento.
A pergunta de 1 milhão é "Quais ferramentas devo aplicar ao meu negócio"?
Não existe uma resposta correta e completa para esta pergunta, mas há uma série de fatores que podem apoiar o processo de decisão:

  • Nenhuma ferramenta é abrangente o suficiente para cobrir todas as necessidades do negócio;
  • Nenhuma ferramenta soluciona problemas - apenas apoiam a gestão e o processo decisório;
  • Os tomadores de decisão atingem melhores resultados quando consideram ferramentas apenas como apoio da decisão;
  • A decisão sobre ferramentas deve ter como base a direção estratégica do negócio;
  • As ferramentas de gestão são efetivas quando se integram na organização criando uma visão holística do negócio;
  • Toda ferramenta tem vantagens e desvantagens;
  • Qualquer ferramenta precisa ser adaptada para o seu negócio - o negócio não deve se adaptar à ferramenta tipo "plug & play";
  • Ao adaptar a ferramneta o vetor principal é o conjunto de processos da empresa;
  • Mudanças frequentes de ferramentas acabam por comprometer mais do que agregar benefícios;
  • Novas ferramentas demandam treinamento e adaptação da equipe - considere MoC (Management of Change).

Um modelo de governança corporativa de sucesso deve conter ferramentas de apoio à decisão e entre elas devem estar:

  1. Painel de Controle - Balanced Scorecard
    • Identificar os indicadores de desempenho que fazem a conexão entre a visão de negócios e os resultados;
    • Estabelecer objetivos e metas (de curto, e longo prazo), desenvolvendo indicadores efetivos e métricas padronizadas;
    • Assegurar que todos da empresa entendem e aceitam as métricas desenvolvidas;
    • Criar mecanismos apropriados para acompanhamento de resultados, comunicação e recompensas.

  2. Bechmarking
    • Identificar um produto, serviço ou processo para comparação;
    • Identificar as métricas de desempenho que serão avaliadas;
    • Escolher as empresas que serão estudadas;
    • Coletar dados de desempenho e práticas disponíveis sobre o concorrente - produto e empresa;
    • Efetuar as análises comparativas;
    • Adaptar e incorporar as melhores práticas observadas.

  3. Planejamento de Recurso Corporativo - ERP

    Integra os dados e processos de uma organização em um único sistema sob a perspectiva funcional e sistêmica.
    Perspectiva funcional: sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc.
    Perspectiva sistêmica sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc


  4. CRM - Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente
    • Defina os pontos que têm impacto na satisfação e fidelização do cliente;
    • Defina uma estratégia de crescimento: "market-share" ou "wallet-share";
    • Avalie quais informações um CRM pode fornecer para apoiar os pontos anteriores;
    • Selecione a plataforma tecnológica correta;
    • Identifique a relação custo/benefício que o CRM pode trazer;
    • Implemente um programa de incentivo para encorajar o uso da ferramenta;
    • Implemente um modelo de medição que demonstre a melhoria da rentabilidade.

  5. Gerenciamento da Qualidade
    • Aumentar a produtividade;
    • Diminuir custos de retrabalho;
    • Melhorar o desempenho do produto;
    • Reduzir o ciclo desde a produção até o consumidor;
    • Minimizar problemas de serviço ao cliente;
    • Aumentar a vantagem competitiva.

  6. Governança de TIC
    • Service Desk;
    • Monitoração;
    • Scheduling;
    • Alocação de Recursos;
    • Segurança;
    • Banco de Dados;
    • Office;
    • Messaging;
    • Desenvolvimento;
    • Ferramentas específicas do negócio:
      • Finanças; Comércio;
      • PCP; Bancos; etc..



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