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Terceirização


São Paulo, 01 de Junho de 2007


Analisando a evolução da Terceirização de TIC, podemos dizer que existiram tres grandes ondas motivadoras:

  • Outsourcing como uma alternativa eficaz para redução de custos;
  • Outsourcing como uma alternativa para alcançar mais produtividade sem impactar a competitividade;
  • Outsourcing como instrumento na transformação do negócio.

Foram três processos evolutivos e complementares que a seu tempo endereçaram diferentes necessidades, mas principalmente prepararam as empresas na busca por alternativas para endereçar:

  • a falta ou necessidade pontual de recursos especializados,
  • a evolução e transformação constante da tecnologia e, principalmente,
  • as necessidades de inovação.

Muitas empresas investiram tempo, energia e dinheiro em esforços para terceirizar parte de suas operações, mas não atingiram os resultados desejados. Por que?

Poderíamos dizer que algumas questões básicas e fundamentais não foram devidamente analisadas e respondidas.

  • Como foi planejada a mudança?
  • A empresa foi devidamente preparada para a mudança?
  • Os responsáveis da empresa estavam envolvidos e compromissados com a mudança?
  • O parceiro escolhido estava alinhado com os objetivos de meu negócio?
  • Qual era meu relacionamento com este parceiro?
  • Qual era o alinhamento dentro dos objetivos do nosso negócio?
  • Você está preparado ?

Na conjuntura atual não há espaço para erros e hesitação.

Em 2010, 60% das empresas irão contratar serviços gerenciados de gestão ou da operação, de parte, ou toda a sua rede corporativa. Em 2006 já tínhamos cerca de 30%.

Muitos grandes provedores de serviços, nos últimos 3 anos, reestruturaram suas organizações e trocaram liderança se preparando para este aumento significativo de demanda. Mudanças organizacionais feitas de forma pró-ativa para melhoria de vendas, operações e qualidade. O que vemos no mercado são mais ofertas de serviços – em resposta às demandas dos clientes, os provedores de serviços estão empacotando ou desempacotando ofertas de serviços.

Há uma demanda crescente dos clientes por provedores com serviços baseados no framework do ITIL. ITIL tornou-se um “must have” para provedores de serviços.

Há também uma tendência forte para a "Terceirização seletiva" – o mercado está migrando para um modelo de "multisourcing", reconhecendo que parte dos serviços deve ficar in-house e a parte em outsourcing deve aproveitar a melhor competência de cada provedor de serviço.

Com a crescente padronização de ofertas, métodos e processos, os provedores estão pressionando os fabricantes a criar modelos de preço por uso de produtos.

Como você está preparando sua empresa para estas tendências?

Talvez este seja o momento de contratar uma avaliação independente de suas operações e reavaliar sua estratégia de oferta de serviços ou sua decisão de terceirização dos serviços de infra estrutura.

Daniel Amorim é sócio-diretor da BSCon - Gestão de Serviços


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