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Responsividade


São Paulo, 23 de Agosto de 2001


Difícil encontrar uma palavra que traduza melhor esta característica senão esta inventada que, de certa forma, já se tornou corriqueira no mundo de serviços.

O conceito é simples: trata-se da capacidade de responder (o mais rápido possível) a um chamado de um cliente (ou parceiro).
Na casa de um Prestador de Serviços, um telefone não pode ficar tocando sem que seja atendido.
Não importa quem atenda o telefone. Pode ser o especialista ou a recepcionista, mas o telefone tem que ser atendido.
Quem atender ao telefone não deve ser apenas cordial com quem chamou. As seguintes informações devem ser anotadas e repassadas imediatamente para quem melhor puder atender ao chamado:

  1. Com quem deseja falar;
  2. Qual o assunto;
  3. Nome e formas de contato de quem chamou (telefone, email, fax, etc.);
  4. Prioridade ou urgência do assunto;

Se quem atendeu não sabe dar uma resposta adequada, deve repassar o chamado (ou recado) para a pessoa mais qualificada no assunto - que deverá retornar a quem chamou o mais rápido possível. Isto se chama "RESPONSIVIDADE". Esta regra básica do telefone aplica-se para qualquer outra forma de contato que alguém estabeleça com um Prestador de Serviço.

Se um cliente pedir uma proposta, se um fornecedor enviar uma proposta, se um candidato aplicar-se a uma vaga de emprego, se alguém precisar tirar alguma dúvida, a regra é a mesma. Seja quem for, precisa receber uma resposta - a mais correta e o mais rápido possível - e a razão é simples: A falta de uma resposta passa a percepção de indiferença ou pouco caso.

É muito difícil e demorado contruir uma boa reputação. Para destruí-la basta muito pouco e indiferença com seus parceiros e clientes talvez seja a forma mais rápida de destruir sua reputação.

Lembre-se que adquirir e manter a confiança é a coisa mais importante para um prestador de serviço. Ter "responsividade" é fundamental para garantir essa confiança. Alguma resposta tem que ser dada, mesmo que seja um simples "NÃO". Mas cuidado: um prestador de serviços nunca deve dizer "NÃO".

Quem está no mercado de serviços deve encontrar sempre a forma mais viável e lucrativa de dizer "SIM".

Só que este é um assunto para outro artigo...

Daniel Amorim é sócio-diretor da BSCon - Gestão de Serviços


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