Eficiência – do latim efficientia (s.f.) - que realiza de maneira correta suas funções.
Eficácia – do latim efficace (s.f.) - que produz o efeito desejado; que dá bom resultado.
É atribuído a Peter Ferdinand Drucker, *19/11/1909, †11/11/2005, escritor, professor e consultor administrativo austríaco
e considerado o pai da administração moderna, uma declaração sobre a diferença entre “eficácia” e “eficiência”:
“Eficiência consiste em fazer certo as coisas; eficácia consiste em fazer as coisas certas”.
Traduzindo - se é que é preciso: eficiente é aquele profissional que executa corretamente as rotinas a que lhe foram
atribuídas; para ser eficaz (ou efetivo), este profissional teria que, não apenas executar suas rotinas, mas identificar
e executar outras rotinas que sejam melhores e que produzem resultados mais significativos.
Gosto de analisar esses conceitos observando os 3 principais vetores que atuam na execução das tarefas:
- O Técnico - o conteúdo fim da atividade;
- O Administrativo – o registro das atividades realizadas;
- O Político – a comunicação sobre a realização da atividade.
Para exemplificar, vamos analisar a rotina de um médico quando atende pacientes em seu consultório.
- Aspecto Técnico: ocorre quando o médico executa as rotinas de avaliar os exames laboratoriais ou quando ele
ausculta ou apalpa o paciente, buscando sintomas ou reflexos que o permita diagnosticar a doença reclamada.
- Aspecto Administrativo: trata-se das atividades de relatórios, identificação de coisas, organizações ou
pessoas, levantamento de dados, etc..
O médico executa suas atividades administrativas quando preenche a ficha com os
dados do paciente ou quando preenche uma receita de medicamentos. Existem procedimentos administrativos que ele pode
delegar ou transferir para sua secretária ou atendente, mas existirão sempre outros que só poderá ser feito por ele.
Na figura ao lado vemos uma representação gráfica do conceito de eficiência. Se o profissional executa, durante
sua jornada de trabalho (supondo 8 horas), 100% das atividades técnicas (vetor "y") e administrativas (vetor "x"),
resulta em um retângulo de sua eficiência.
- Aspecto Político: As relações humanas. Todo profissional lida com pessoas e aí é fundamental que
ele exerça um pouco de política naquilo que faz.
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Nosso médico, ao iniciar suas relações com o paciente deve cumprimentá-lo cordialmente.Deve também dialogar com o
paciente durante seu trabalho técnico e administrativo.
Mas é ao término dessas atividades que acontece o momento político mais importante: ele deve comunicar ao paciente
o resultado de seu diagnóstico e qual a terapia recomendada – se alguma.
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Imagine quando ele precisa fazer isto com um doente terminal. Imagine a delicadeza de seu momento político e as
palavras que pode ou não pode usar.
Na figura ao lado vemos a representação gráfica do conceito de eficácia. Se o profissional executa, durante
sua jornada de trabalho, 100% das atividades técnicas (vetor "y"), 100% das atividades
administrativas (vetor "x") e também executa 100% de suas atividades políticas (vetor "z"), a figura resultante
em nosso gráfico é um cubo - uma figura muito mais complexa e completa para significar sua atuação eficaz
na execução de suas tarefas.
As relações políticas ocorrem no ambiente corporativo de forma 360°, entre os pares, com os colaboradores e com
os superiores hierárquicos.
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É na execução plena dos 3 vetores que o profissional atinge a eficácia. É claro que as variáveis tempo e prioridade
irão afetar diretamente o resultado do trabalho. Atingir os prazos estabelecidos e definir a prioridade correta para
as tarefas é também fundamental para o atingimento da eficácia.
Mas isto é assunto para outra matéria...
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